Nosso Patrono


Fonte: Acervo de fotos da E.M. José Mauro Messias da Silva "Poeta das Moreninhas"

Conhecendo um  pouquinho
o Patrono de nossa escola



                  José Mauro Messias da Silva  nasceu na cidade de Rio Verde, mais precisamente na Colônia Parede, em 26 de abril no ano de 1973. De origem humilde na zona rural, sua infância foi marcada por um câncer diagnosticado no pescoço, quando este tinha 05 anos de idade.
Por causa deste problema de saúde sua família mudou-se para Campo Grande e, ainda em 1978, passou por 03 cirurgias para retirada de tumores. Um localizado no pescoço, outro na barriga e o último em uma das pernas. O pai, senhor João Messias da Silva acompanhou o filho até sua última consulta, no Hospital Universitário na capital, quando este já estava com 18 anos de idade.
José Mauro Messias da Silva descobriu seu talento para a poesia durante as aulas de Língua Portuguesa. José Mauro descobriria, anos mais tarde, que a paixão pela literatura seria também o seu meio de sustento.
 O atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Reginaldo Alves de Araújo, batizou José Mauro logo no início de sua carreira literária, nos anos 90: de "Poeta das Moreninhas". Então, do mesmo modo que outros poetas campo-grandenses contemporâneos como Ruberval Cunha e Emmanuel Marinho, ele optou por criar um estilo próprio. Seguiu o caminho da poesia popular. As suas poesias eram principalmente para as crianças.
Movido pela paixão, ele levou o nome do bairro escolhido para viver aos mais distantes rincões: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso. O poeta também dedicou a maior parte de sua carreira para levar às crianças do interior do Estado suas idéias, e compartilhar um pouco da bagagem cultural.
Em sua fase "andarilha", José Mauro riscou todos os recantos do mapa estadual, tendo visitado 67 municípios. Meio poeta e meio profeta, criou um projeto intitulado "Poeta Andante, Poesia Itinerante". Queria desenvolver a autoestima e a cidadania de alunos nas escolas, e também despertar pequenas vocações literárias. Em parceria com várias prefeituras, o poeta editou mais de 20 publicações - juntando textos seus com os de jovens talentos.
José Mauro vivia dá e para a poesia. No ano de 1998 nasceu sua filha Lohanna Chrystye de Lima Messias, fruto do amor deste com a professora Lindalva Gomes de Lima. Já no ano de 2008 descortinava-se com novos desafios, pois José Mauro   assumiria cargo na Secretaria de Educação em Caracol. No entanto, o sonho do poeta foi interrompido no mês de fevereiro de 2008.
Uma doença degenerativa tomou-lhe gradativamente os movimentos do corpo. Hospitalizado no município de Ponta Porã e transferido para a Capital, José Mauro Messias da Silva faleceu no dia 03 de Fevereiro de 2008, aos 34 anos. O Poeta das Moreninhas deixou cinco obras publicadas: "Páginas Douradas", "Emoções Contidas", "Trilha da Liberdade", "Miscelânea Poética" e "Negras Raízes Pantaneiras". O último, uma antologia de poetas negros que surgiu depois de José Mauro aderir aos movimentos de valorização da cultura negra. Os outros poetas diziam que ele era doido e louco. “Doido pela literatura e louco pela vida.”